Santander Banespa lança cartão de crédito com juro reduzido: o maravilhoso mundo da concorrência chega ao Brasil?

Saiu na imprensa hoje: o banco Santander Banespa lançou hoje um cartão de crédito que oferece taxa de juros de 5,5% ao mês, menos do que a metade da taxa média de mercado. Não é taxa promocional: será mantida “independentemente das condições de mercado”, podendo baixar ainda mais se os concorrentes reduzirem as suas.

Não é exatamente uma maravilha, pois equivale a 90,12% ao ano. Mas representa uma ruptura com o comportamento monolítico das operadoras de cartão de crédito do Brasil até agora, que, coincidência das coincidências, cobravam até o dia de hoje praticamente a mesma taxa, dificilmente inferior a 10% ao mês.

Mas é um comportamento que pode motivar algumas reflexões interessantes. Com certeza o Santander não está agindo de forma altruística, nem se aventurando pelo ruinoso caminho da filantropia. A remuneração que está disposto a receber evidentemente cobre os seus custos operacionais e proporciona uma lucratividade que considera satisfatória e que deve estar longe de ser pequena, mesmo para os extravagantes, digamos assim, padrões brasileiros.

Não haveria nenhuma boa razão para supor que a situação seria diferente com as outras administradoras de cartão de crédito. O que significa, no mínimo, que todas estavam operando com uma margem de lucro extraordinária e desnecessariamente alta, que pode perfeitamente ser qualificada como abusiva, ainda que os crédulos habituais de todas as entrâncias possam ter uma opinião diferente.

Porto Alegre, 10 de agosto de 2006.

Carlos Alberto Etcheverry

Esta entrada foi publicada em Comentários. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>